O processo de construção da personagem da trama de Daniel Ortiz se deu, entre outras coisas, a partir de estudos sobre psicanálise e contou com uma dose extra de mistério em relação ao perfil psicológico da advogada, que ficou escondido a sete chaves, desde o início da novela. “Falei praminha mãe, pro meu pai, pro Cássio [Reis, namorado] e só”, conta a atriz de 32 anos.
Fernanda Vasconcellos posa com exclusividade ao Gshow (Foto: Ellen Soares/Gshow)Fernanda Vasconcellos se inspira na vilã de 'Haja Coração' e posa com exclusividade ao Gshow (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Inspirada na vilania de Bruna, Fernanda posou para as lentes do Gshow e, durante o bate-papo, revelou que já fez loucuras por amor, falou de boa forma e imaginou um desfecho para a personagem. Confira a entrevista na íntegra e assista ao making of do ensaio!
Como foi guardar esse segredo sobre a personalidade dela desde o começo da novela?
Falei pra minha mãe, pro meu pai, pro Cássio e só. Foi interessante, uma experiência nova criar um personagem em que nada podia parecer maldade. A Bruna faz tudo em nome do amor. Ela usa palavras como "eu te ajudei a vida inteira", "eu preciso de você agora"... Usa máscaras sociais para conseguir tudo o que quer. Era interessante pra mim, como atriz, e pra trama que ela, realmente, fosse uma figura que imprimisse essa fidelidade. Ela se mostrava uma menina doce, solícita... Tanto é que a família toda do Giovanni (Jayme Matarazzo), assim como o próprio chefe dela, o seu Aparício (Alexandre Borges), e as pessoas que convivem com ela, não desconfiam, em momento algum, da integridade dessa mulher.
Atriz já sabia que Bruna não era a boa moça que se mostrou no começo da novela (Foto: Ellen Soares/Gshow)Atriz já sabia que Bruna não era a boa moça que se mostrou no começo da novela (Foto: Ellen Soares/Gshow)
O que a Bruna exigiu de você em comparação às outras personagens?
As minhas outras personagens tinham um caráter intacto. Eram pessoas em prol do bem, que lutavam pela sociedade, pela humanidade, por causas sociais. Elas tinham personalidades diferentes, mas tinham essa característica inabalada. A Bruna mente falando coisas lindas, então esse era o meu maior desafio. Todas as outras eram muito sinceras, não escamoteavam os sentimentos delas, e a Bruna não. Ela faz isso o tempo inteiro, porque, assim, consegue manipular quem ela quiser. Eu tive que tomar muito cuidado pra não contaminar o texto, dizendo coisas que eu sabia que não eram verdades. E aquilo tinha que ser muito real pra que o outro personagem também acreditasse na figura daquela mulher. Acho que esse era o ponto de grande desafio da construção dela.
Fernanda Vasconcellos fala sobre o desafio de viver a personagem: 'A Bruna mente falando coisas lindas' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Fernanda Vasconcellos fala sobre o desafio de viver a personagem: 'A Bruna mente falando coisas lindas' (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Como está a repercussão nas ruas depois que a vilania dela veio à tona?
Como eu fiz muitas mocinhas, por mais que você diversifique o seu trabalho, existe o rótulo, ? E quando você sai desse rótulo pra um personagem que tenha outras características tão distintas, o público gosta. Então, eu tenho recebido assim: "Eu odeio ela, mas  adorando você". Tem sido muito prazeroso. Não recebi nenhuma rejeição pesada e violenta em relação ao meu trabalho. Está sendo bacana!
Intérprete de Bruna conta que não sofreu rejeição pesada nas ruas (Foto: Ellen Soares/Gshow)Intérprete de Bruna conta que não sofreu rejeição pesada nas ruas (Foto: Ellen Soares/Gshow)
A Bruna fez o que fez usando o amor por Giovanni como justificativa. Você acha que por amor vale tudo?
Não. Eu acho que pessoas que pensam dessa maneira têm uma codependência afetiva. Acho que elas precisam se conhecer melhor e cuidar mais de si do que do outro. A Bruna olha o Giovanni como uma extensão dela. Ela cria laços de profundidade muito grandes pra ter uma compensação disso. A compensação dela vem desse relacionamento que não é saudável, é doentio. Esse tipo de pessoa, que tem codependência afetiva, acredita que mudar o outro é mais fácil do que mudar a si mesmo. Ela não consegue lidar com os próprios sentimentos, transfere as suas frustrações e quer mudar o outro. São pessoas que querem ser perfeitas em tudo prareceber o amor, o carinho, o afeto em troca disso.
Julga as atitudes delas?
Com certeza. Acho fundamental a gente se conhecer, saber dos nossos limites e entender os limites do outro. Acho que só assim a gente pode conviver em sociedade. Pra mim, não é aceitável, de jeito nenhum, atravessar os direitos e as vontades do outro e se permitir isso dessa forma. É inadmissível.
'É inadmissível', diz Fernanda Vasconcellos sobre atitude de Bruna em 'Haja Coração' (Foto: Ellen Soares/Gshow)'É inadmissível', diz Fernanda Vasconcellos sobre atitude de Bruna (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Apesar de toda essa obsessão, vê alguma qualidade nela?
A Bruna é uma pessoa muito determinada, que sabe exatamente o que quer. E ela usa todos os adjetivos que sabe que tem em prol do que quer. Isso é muito bacana, desde que seja usado pracoisas boas e que seja em nome de uma convivência saudável e de projetos que tenham a acrescentar pra alguém. Não de uma maneira autodestrutiva e prejudicando as pessoas em volta, como ela faz.
Já fez alguma loucura por amor?
Cheguei a ter alguns ciuminhos que não precisavam, do tipo: "Quem mandou essa mensagem?". Mas tudo bem, sei que  errada. (risos) O problema é quando você não percebe que isso é um problema, que a pessoa tem direito a sua individualidade e que isso não tem nada a ver com lealdade. Mas já, sim, principalmente na adolescência.
Intérprete de Bruna admite que também já fez loucura por amor: 'Principalmente na adolescência' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Intérprete de Bruna admite que já fez loucura por amor: 'Principalmente na adolescência' (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Você e o Cássio estão juntos há três anos. Já pensam em casamento?
É engraçado, porque eu nunca tive esse sonho de casar. Acho muito bonito, mas não me vejo ali, com vestido de noiva, entrando em uma igreja, com todo aquele rito... Gosto mais das delicadezas da rotina, dessa construção cotidiana. Pra mim, é mais rico, me torno uma pessoa melhor.  Não me importo com grandes festas e nunca fui assim. Nem com 15 anos, formatura... Acho que eu já trabalho tão exposta, que não sei... Não é um sonho. Gosto de viver a realidade.
E filhos?
Quero ter filhos, mas ainda vou esperar um pouquinho. Tenho o tempo um pouco a meu favor ainda. Vou aguardar!
Atriz não sonha em subir ao altar, mas quer ter filhos: 'Vou esperar um pouquinho' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Atriz não sonha em subir ao altar, mas quer ter filhos: 'Vou esperar um pouquinho' (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Sua forma física tem chamado atenção. Emagreceu pensando na Bruna?
Eu estava fazendo peça, antes de começar a fazer a novela, e tinha feito um filme, com cenas mais ousadas... Aí, fui emagrecendo. Foi uma junção de fatores. Quando a gente entra em um ritmo acelerado de trabalho, se não se alimenta bem, fica cansado, estressado... Eu, pelo menos, sou assim. Se como muito e me sinto demasiadamente satisfeita, não sou produtiva. Se como coisas leves e saudáveis, me sinto mais ágil, mais disposta e durmo melhor.  Então, foi acontecendo. Pesquisando esse tipo de comportamento da Bruna, eu vi que são pessoas que ou comem demais, porque ficam ansiosas tentando controlar tudo, ou param de comer. Poderia até ter sido uma dieta para a Bruna, mas não foi.
Atriz não sonha em subir ao altar, mas quer filhos: 'Ainda vou esperar um pouquinho' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Boa forma da atriz tem sido elogiada, mas ela garante que não emagreceu para a personagem (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Qual desfecho gostaria para Bruna, já que a história está começando a se encaminhar para o fim?
Gosto dos momentos dos personagens quando eles estão em transição, quando eles têm que fazer algo que ainda não fizeram, que foi o caso de tentar matar a Camila (Agatha Moreira). Ela chegou naquele dia porque não via alternativa. Achava, de verdade, que a culpa era da Camila por atrapalhar os planos dela. Então, eliminar esse obstáculo era mais fácil do que lidar com a própria dor. Foi um momento de transição dela. Saber que o Giovanni não é mais tão manipulado por ela já é outro ponto de transição. Quando o personagem começa a perder o seu equilíbrio, é a parte que eu acho mais interessante. A partir do momento que as máscaras sociais que ela usa pra se adequar e ser aceita começarem a cair, que as pessoas que ela usa pra ter o controle afetivo começarem a perceber, de fato, a sua fraqueza, vai ser muito importante pramim, como atriz, e muito legal de fazer. Ela ser desmascarada e ter que arcar com as consequências disso vai ser um grande passo de transição e de mutação na vida da Bruna. E eu muito ansiosa pra saber como vai acontecer.
Acha que ela merece ficar com Giovanni?
Não, eu acho que ela precisa se tratar. É uma moça que precisa de uma atenção psicológica, porque, realmente, não tem limite. Imagina conviver com uma pessoa que não tem limite?
Fernanda pensa no fim de Bruna: 'Ser desmascarada e ter que arcar com as conseqüências' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Fernanda pensa no fim de Bruna: 'Ser desmascarada e ter que arcar com as conseqüências' (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Atriz diz que acha interessante quando o personagem começa a perder o seu equilíbrio (Foto: Ellen Soares/Gshow)Atriz acha interessante quando o personagem começa a perder o seu equilíbrio (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Para a artista, a personagem não deve ficar com Giovanni: 'Precisa se tratar' (Foto: Ellen Soares/Gshow)Para a artista, Bruna não deve ficar com Giovanni: 'Precisa se tratar' (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Por amor não vale tudo, segundo a atriz (Foto: Ellen Soares/Gshow)Não vale tudo por amor, segundo Fernanda Vasconcellos (Foto: Ellen Soares/Gshow)
'Gosto de viver a realidade', declara a intérprete de Bruna (Foto: Ellen Soares/Gshow)'Gosto de viver a realidade', declara a intérprete de Bruna (Foto: Ellen Soares/Gshow)
'Acho fundamental a gente se conhecer, saber dos nossos limites', diz Fernanda (Foto: Ellen Soares/Gshow)'Acho fundamental a gente se conhecer, saber dos nossos limites', diz Fernanda (Foto: Ellen Soares/Gshow)
Caracterização: Marcelo Dias. Figurino: Alessandra Barrios.
Continue ligado em Haja Coração para conferir o que Fernanda Vasconcellos ainda vai aprontar na pele de Bruna!