Professores da UFPR aprovam greve a partir do dia 12, afirma sindicato
Categoria adere à greve que já atinge 34 instituições desde o mês de maio.
Assembleia foi realizada nesta quinta-feira (6) com 171 votos favoráveis.
Professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovaram greve a partir de quarta-feira (12), segundo a Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (Apufpr). A decisão foi tomada em assembleia realizada no fim da tarde desta quinta-feira (6) no Auditório de Administração do Centro Politécnico, em Curitiba.
saiba mais
Foram 171 votos favoráveis e 129 contrários à greve. Conforme o sindicato, foi dado prazo previsto na legislação para o início do movimento. A UFPR afirmou, na noite desta quinta, que ainda não foi comunicada da decisão.
Segundo o sindicato, a greve é motivada pelos cortes dos recursos federais nas instituições de ensino. Até o início desta semana, dois institutos e 34 universidades federais em 22 estados do país estavam em greve, segundo dados do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). A paralisação foi deflagrada em 28 de maio.
Professores e técnicos são contra cortes feitos pelo governo federal no orçamento das instituições e a infraestrutura precária dos locais de ensino. A categoria também pede reajuste salarial, reestruturação da carreira, garantia da autonomia e do caráter público das universidades e mais investimentos na educação.
A Apufpr ainda afirma que as medidas federais atingem 8,3% das verbas de custeio e 57,5% dos investimentos. Um dos efeitos está no corte do fornecimento de carne nos restaurantes universitários (RUs) dos campi da UFPR desde maio deste ano
Nenhum comentário:
Postar um comentário