Antonio Fagundes estreia em 'Velho Chico' na segunda fase da trama como Afrânio, papel antes vivido por Rodrigo Santoro (Foto: Caiuá Franco/ Globo)Antonio Fagundes estreia em 'Velho Chico' na segunda fase da trama como Afrânio, papel antes vivido por Rodrigo Santoro (Foto: Caiuá Franco/ Globo)
Quase 30 anos se passaram em Velho Chico, e, hoje, quem assume o posto de coronel da trama é ninguém mais, ninguém menos que Antonio Fagundes. Na pele do temido Afrânio de Sá Ribeiro, o ator dá continuidade ao trabalho iniciado por Rodrigo Santoro e encara com humor a passagem do papel: "Lastimo que a vida tenha tratado ele tão mal (risos)".
Rodrigo Santoro e Antonio Fagundes dividem papel de Afrânio em 'Velho Chico' (Foto: Inácio Moraes/ Gshow)Rodrigo Santoro e Antonio Fagundes dividem papel de Afrânio em 'Velho Chico' (Foto: Inácio Moraes/ Gshow)
Diversidade de papéisEm relação à trama escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, Fagundes não tem dúvidas de que se trata de um sucesso. Ele ressalta que a mudança de cenário na dramaturgia do horário nobre é positiva e fundamental: "Fazia tempo que não tínhamos esse tipo de temática. É uma belíssima mudança, até porque pode ousar mais no romantismo. Vamos sair um pouco da frieza. Talvez seja até mais intensa, mais forte que novelas urbanas. Mas uma bela novela".
Como um verdadeiro apaixonado pela profissão, o ator faz questão de afirmar que não distingue papéis pelo gênero da dramaturgia. "Eu tenho um prazer muito grande de trabalhar. Fiz desdeCarga Pesada (1979) a Dancing Days (1978)", explica Fagundes, que ainda comemora: "Se você reparar em tudo o que fiz, todos os personagens foram muito bons, com resultados muito bons. Tive muita sorte".
Antonio Fagundes como o caminhoneiro Pedro em 'Carga Pesada' (1979), à esquerda, e, à direita, como Giácomo, seu personagem em 'Dancin' Days' (Foto: Nelson di Rago/ Globo)Antonio Fagundes como o caminhoneiro Pedro em 'Carga Pesada' (1979), à esquerda, e, à direita, como Cacá, seu personagem em 'Dancin' Days' (1978) (Foto: Nelson di Rago/ Globo)
Tempo de reencontros
Em Velho Chico, o intérprete celebra dois reencontros. O primeiro, com a atriz Christiane Torloni, que fará Iolanda na segunda fase da novela. Ela assume a personagem vivida por Carol Castro. Os dois atuaram juntos em A Viagem (1994). Já o segundo, com o autor Benedito Ruy Barbosa, que escalou Fagundes para diversas de suas obras, sendo a última delas Meu Pedacinho de Chão(2014). "Vou fazer, novamente, uma novela com Christiane Torloni, que é uma pessoa que eu adoro. Benedito é meu irmão, meu companheiro. Fez tantas coisas boas, é um prazer", comemora o ator.
Christiane Torloni e Antonio Fagundes contracenaram juntos em 'A Viagem' (1994) (Foto: Bazilio Calazans/ Globo )Christiane Torloni e Antonio Fagundes contracenaram juntos em 'A Viagem' (1994) (Foto: Bazilio Calazans/ Globo )
O ator posa na pele de Giácomo, seu personagem em 'Meu Pedacinho de Chão' (Foto: Renato Rocha Miranda/ Globo)O ator posa na pele de Giácomo, seu personagem em 'Meu Pedacinho de Chão' (Foto: Renato Rocha Miranda/ Globo)
Baixe o aplicativo do Gshow gratuitamente na loja do seu smartphone e tablet e acompanhe tudo sobre o entretenimento da TV Globo.
Confira a divisão dos personagens conforme a passagem de tempo:
Rodrigo Santoro entrega Afrânio a Antonio Fagundes na segunda fase de 'Velho Chico' (Foto: Caiuá Franco/ Globo)Rodrigo Santoro entrega Afrânio a Antonio Fagundes na segunda fase de 'Velho Chico' (Foto: Caiuá Franco/ Globo)
Iolanda é interpretada por Carol Castro na primeira fase e por Christiane Torloni na segunda (Foto: Caiuá Franco/ Globo e Inácio Moraes/ Gshow)Iolanda é interpretada por Carol Castro na primeira fase e por Christiane Torloni na segunda foto!