RETAFINALL.BLOGSPOT.COM.BR.ONLINE: G1 - Exército é solicitado para apoio a desabrigados em Xanxerê em SC - notícias em Santa Catarina

Das Organizações:Rubens José da Silva-ou-Rubinho José da Silva! Arapongas Estado do Paraná Brasil!

terça-feira, 21 de abril de 2015

G1 - Exército é solicitado para apoio a desabrigados em Xanxerê em SC - notícias em Santa Catarina

G1 - Exército é solicitado para apoio a desabrigados em Xanxerê, em SC - notícias em Santa Catarina


Pelo menos mil pessoas estão desabrigadas dos 47 mil habitantes.
Militares farão auxilio humanitário e deslocamento de pessoas.

Tornado atingiu Xanxerê na tarde de segunda-feira (20) (Foto: Laion Espíndula/G1)
O Exército deve se juntar nesta terça-feira (21) ao grupo de apoio aos desabrigados e estragos de Xanxerê, no Oeste catarinense. Conforme a Defesa Civil, foram solicitados 10 caminhões e cerca de 100 militares. A cidade de 47 mil habitantes foi atingida por um tornado no final da tarde de segunda (20). Duas pessoas morreram, 120 ficaram feridas e aproximadamente mil pessoas ficaram desabrigadas, conforme o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar da cidade. Pelo menos 2,6 mil casas foram danificadas e cerca de 200 mil unidades consumidoras ficaram sem luz na região devido à queda de cinco torres de transmissão de energia.

Os militares farão atendimento aos atingidos, deslocamento de pessoas e distribuição de kits de  auxílio humanitário, contendo materiais de higiene e alimentos. Ainda segundo a Defesa Civil, um grupo de ações integradas, entidades e órgãos oficiais atuam desde a noite de segunda no local do desastre.
Possível decreto de emergência
Conforme a Defesa Civil, a cidade ainda não foi caracterizada como em situação de emergência ou de calamidade. Três coordenadores do órgão estão na região contabilizando estragos, para dar parâmetros para o prefeito da cidade, Ademir Gasperini, solicitar o decreto à coordenadoria da Defasa Civil.
Entretanto, segundo o órgão, todos os esforços e equipe disponível para atendimento do estado foram acionados. O decreto poderá ser feito a longo prazo, já que há verba do Governo do Estado para o atendimento emergencial.
O estado solicitou que todas as equipes de segurança da região – Polícia Militar, Polícia Civil, Policia Militar Rodoviária, Polícia Federal e Guarda Municipal  – também  estivesse de prontidão para atendimento.
Governador e ministro no Oeste
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, chegou à cidade no início da tarde desta terça para anunciar o total de investimentos que será disponibilizado para reconstrução. O secretário adjunto do órgão, Rodrigo Moratelli, também está na região. O ministro da Defesa Nacional, Jorge Homero Tolentino Araújo, deve passar por Xanxerê nesta tarde.
População mobilizada
A cidade se mobilizou para atender às vitimas do tornado. Muitos moradores estão distribuindo alimentos e auxiliando parentes e amigos a retirar objetos de escombros. Padarias da cidade também estão distribuindo comida.
“Eu e o meu esposo decidimos distribuir comida para pessoas que foram atingidas”, disse a vendedora Scheila Waltrick, 39 anos, moradora de um bairro que não foi afetado pelo fenômeno. Eles e a empresária Elisangela Trevisol, 39 anos, levam pedaços de bolo, sanduíches e sucos aos trabalhadores nas casas. 
“Parece que ainda não caiu a ficha. Algumas pessoas choram, outras não acreditam. Mas vamos ajudar como podemos”, disse Scheila sobre o gesto de solidariedade. Nas ruas, é comum ver a força-tarefa para limpeza e reconstrução.
Tornado deixou rastro de destruição em Xanxerê (Foto: Reprodução/ Laion Espíndula/G1)Tornado deixou rastro de destruição em Xanxerê (Foto: Reprodução/ Laion Espíndula/G1)
Falta de luz
De acordo com a Celesc, 47% do Oeste catarinense segue sem luz na manhã desta terça. Da área de cobertura da empresa,  ao menos 119 casas estão sem luz, de municípios entre Chapecó e Concórdia. Em Xanxerê, que teve a cidade em praticamente 100% das residências afetadas, a previsão é que o fornecimento seja retomado em 3 a 4 dias
Foram deslocados mais de 30 funcionários da Celesc para apoiar a retomada de energia na região, equipes da Casan e de empresas de telefonia. As  gerências de Saúde e Educação da secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó também estão com o efetivo em atuação.
Dia 21: vidros de casa quebraram  (Foto: Laion Espíndula/G1)Vidros de casa quebraram na segunda-feira (Foto: Laion Espíndula/G1)
Tornado
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou na manhã desta terça-feira que o fenômeno ocorrido em Xanxerê foi um tornado. Os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100km/h até 330km/h por volta das 15h, horário do fenômeno, conforme o Inmet. Há uma estação meteorológica do instituto na cidade que marcou  ventos de 84 km/h no horário. Entretanto, a estação fica longe dos bairros onde ocorreu o tornado. Ela  não registrou a velocidade dos ventos que formaram o fenômeno.
“Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, definimos a classificação do tornado. Este deve ficar entre F2 e F3, pelas imagens disponíveis”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.
A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. O fenômeno de Xanxerê foi classificado com danos de fortes a severos pelo Inmet.
Ao menos cinco torres de energia, que suportariam ventos de até 200 km/h, desabaram. Na cidade, muitos carros foram virados com o fenômeno, capotando lateralmente, o que também indicaria a característica cíclica dos ventos.
Formação de tornado
Tornado é um funil que se forma entre a base da nuvem e o solo. Santa Catarina é uma das regiões do país mais favoráveis a formação de nuvens cumulonimbus, as que podem dar origem a tornados, conforme o Inmet. Com a incidência de frentes frias, fenômenos de chuva e não de frio, há mais chances do fenômeno.
De acordo com o órgão, pelos mapas meteorológicos, é possível ver que esta nuvem cumulonimbus cobria toda a região Oeste catarinense no horário do fenômeno. O tornado depende da climatologia e topografia.
Ainda segundo o meteorologista do Inmet, a formação do tornado é de difícil previsão. “Geralmente os radares só detectam o fenômeno quando ele acontece. É diferente de um furacão, por exemplo, que é possível prever onde e quando ele deve acontecer”, diz  Melo.
Em Santa Catarina, há um radar meteorológico de Lontras, do Governo do Estado, que poderia detectar este tipo de fenômeno em curto prazo. Entretanto, além de não ter a amplitude de cobertura da região Oeste, o instrumento está desligado desde janeiro, por problemas em peça de alta tensão.
Conforme o Inmet, as próximas 48 horas na região devem ser de abertura de tempo, com pouca incidência de chuva, e queda de temperaturas. Não há indicativos para novas formações.
Defesa Civil contabiliza o número de desabrigados e desalojados (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Cerca de 2,6 mil casas foram danificadas (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Dois mortos
Segundo os bombeiros e a Polícia Militar (PM), duas pessoas morreram em bairros diferentes de Xanxerê. O motorista de van Alcimar Sutil, 33 anos, uma das duas pessoas que morreram depois que um tornado atingiu a cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense, conseguiu salvar a mulher e a filha de 3 meses antes de a casa onde estavam desabar, no bairro Taca.
Xanxerê possui 47.679 habitantes
Alcimar voltou à casa para tentar retirar o filho Gabriel, de 4 anos, mas não conseguiu. O corpo do motorista foi encontrado sobre a criança, que foi resgatada dos escombros com vida. O menino está em coma induzido no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
A mulher de Alcimar está internada em estado de choque e não corre risco de vida. O bebê de 3 meses teve apenas arranhões. “A casa virou nada”, contou o cabo Picinini, da PM.
A outra vítima, de acordo com a Polícia Militar, foi identificada como Deonir Conin, de 31 anos. De acordo com a polícia, ele estava trabalhando em uma obra no bairro Bortolon. O homem foi levado para o hospital, mas não resistiu. O G1 tentou falar com o IML de Xanxerê, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.
Feridos
Conforme o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 120 pessoas ficaram feridas, sendo que cerca de cinco tiveram lesões mais graves. Os ferimentos incluem cortes, fraturas e até amputações.
De acordo com a Polícia Militar em Xanxerê, 74 pessoas deram entrada no Hospital São Paulo – entre elas três crianças em estado grave. Oito feridos foram transferidos para outros hospitais da região oeste, segundo a PM.
Estragos
Em alguns locais, os telhados chegaram a ser arrancados. Paredes, postes e árvores caíram com a força dos ventos. Pelo menos uma casa foi arrastada pela ventania. Entre seis e sete bairros foram atingidos, conforme a Defesa Civil. Um ginásio desabou.
Poste e casas foram atingidos em Xanxerê (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Poste e casas foram atingidos em Xanxerê (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Casa foi parar no meio da rua (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Bombeiros, polícia, Celesc e Defesa Civil trabalham nas ocorrências (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Bombeiros, polícia, Celesc e Defesa Civil trabalham nas ocorrências (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Veículos também foram atingidos (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Veículos também foram atingidos (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Cerca de 160 mil unidades consumidoras ficaram sem luz no Oeste (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Cerca de 160 mil unidades consumidoras ficaram sem luz no Oeste (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)
Dezenas de casas foram atingidas (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)Dezenas de casas foram atingidas (Foto: Flávio Carvalho/TudosobreXanxerê)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Slide (Não Editar Aqui so html)

RETAFINALL.blogspot.com.br